Quais as vantagens do Marketing Digital?

Foto: freepik

Se posicionar na internet garante visibilidade e retorno financeiro

Estar presente na internet hoje em dia é fundamental para estabelecer e consolidar sua marca no mercado, afinal, tecnologia e empreendedorismo andam juntos. Várias pesquisas têm apontado o crescimento do marketing digital nos últimos anos, como podemos ver na apuração feita pela Gartner, onde podemos constatar o crescimento de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022.

Segundo Norimar Muller, especialista em Comunicação, Marketing e Personal Branding com mais de 20 anos de experiência de mercado, estar presente na internet não é suficiente para usufruir de todos os benefícios que ela proporciona. “É preciso definir estratégias e objetivos, assim como se posicionar de forma profissional. Isso dá um aumento da visibilidade da sua empresa e fortalece seus valores e marca. Seja intencional! Onde faz sentido pro seu negócio garantir a presença digital? Instagram? YouTube? Tik Tok? Muito mais do que estar presente é entender cada meio digital”, explica.

De acordo com a profissional, uma das vantagens de se investir em marketing digital é o baixo custo. “Você não paga nada além da sua própria internet. Para quem está iniciando no empreendedorismo é uma excelente oportunidade de crescimento, pois muitas vezes o empresário vai iniciar um negócio somente no digital, e dessa forma não precisa de grandes investimentos. É uma ferramenta barata e de amplo alcance, onde você pode vender para qualquer pessoa e para vários lugares do Brasil e do mundo”, ressalta Norimar.

As redes sociais impulsionam o sucesso da marca e auxiliam a empreender no mercado atual. “Elas trazem essa proximidade com o seu negócio e permitem uma interação e aproximação com seu público. O cliente hoje quer interação, quer se sentir parte do seu negócio. Ele não estão ali somente por estar, mas está buscando conteúdo de qualidade, quer opinar, quer ser ouvido é valorizado. Por isso é fundamental utilizar todas as ferramentas disponíveis, como técnicas de SEO que aumentam a visibilidade nas plataformas de pesquisas, além de estratégias de marketing de conteúdo”, destaca Norimar.

Para a especialista, buscar orientação com um profissional da área faz toda a diferença na elaboração das estratégias de mercado. “É ele que vai te posicionar da melhor forma no ambiente digital de acordo com seus objetivos e interesses pois está sempre por dentro das tendências e práticas de mercado, vai te ajudar a definir metas e resultados, além de criar conteúdo de qualidade e gerenciar as redes sociais escolhidas de acordo com sua estratégia”, finaliza.