Foto: Reprodução/Instagram
Por FRANSCINY ALVES, O Tempo
Tramita na Câmara dos Deputados um projeto que prevê a instalação de crematórios para animais mortos em municípios com mais de 200 mil habitantes no país. O texto é de autoria do deputado baiano Paulo Bengtson (PTB). Segundo a proposta, a instalação desses equipamentos é para cremar bichos sem vida encontrados em via pública, provenientes de estabelecimentos de assistência à saúde veterinária ou levados pelos seus donos ou cuidadores. As cinzas recolhidas serão disponibilizadas aos proprietários.
A proposição diz que depende de autorização da autoridade local de vigilância epidemiológica o “tratamento térmico por cremação de animais mortos” que sejam considerados de interesse para a saúde.
Segundo ele, a consequência da exposição da carcaça desses animais nas ruas é uma situação ao mesmo tempo triste e perigosa. “Triste porque mostra o abandono desses animais; além do descaso de pessoas que os depositam em locais inadequados, como terrenos baldios. E perigosa porque favorece o crescimento de pragas urbanas, como ratos e moscas, além de poder infectar outros animais de rua e contaminar fontes de água e o lençol freático”, argumentou o parlamentar na proposta.