Home BACANA NEWS Projeto ‘Sala Verde’ promove conscientização ambiental na comunidade Cachoeira do Aruã, em Santarém

Projeto ‘Sala Verde’ promove conscientização ambiental na comunidade Cachoeira do Aruã, em Santarém

Projeto ‘Sala Verde’ promove conscientização ambiental na comunidade Cachoeira do Aruã, em Santarém

Foto: Agência Santarém/Divulgação

Por G1 Santarém

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) realizaram ações ambientais na sexta-feira (27) e sábado (28), na Escola Nossa Senhora de Nazaré, localizada na comunidade Cachoeira do Aruã, em Santarém, no oeste do Pará, através do projeto “Sala verde”.

Os alunos eram crianças na faixa etária de 4 a 12 anos. A equipe iniciou suas atividades, durante a manhã do primeiro dia de ação, com um vídeo educativo sobre o ciclo da água e logo após seguiu-se a apresentação da mascote do Projeto Sala Verde, a Abelhinha, que animou a criançada com um aquecimento e várias danças.

Uma vez gasta a energia da garotada foi apresentado mais um filme, desta vez um desenho educativo que tratava dos 3 ‘Rs’ (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e logo após isto houve um jogo de perguntas e respostas baseadas no que foi apresentado nos vídeos, os alunos que acertavam ganhavam brindes (lápis ou caneta com decoração artesanal).

“Hoje eu aprendi que devemos preservar a natureza, não provocar queimadas, nem jogar lixo nos rios, porque senão podemos acabar sem as florestas e os animais e sem eles a vida fica muito difícil”, relatou Miquele Alves, aluna da Escola Nossa Senhora de Nazaré.

Após as atividades, foi a vez das brincadeiras e jogos pedagógicos, com destaque para a Trilha Ecológica (jogo desenvolvido pelo Ciam, que ensina ações ecológicas aos jogadores conforme o jogo avança) ministrada pela abelhinha e professores. Houve ainda os quebra-cabeças e os jogos de campo, como futebol e queimada. Ao final da manhã os alunos que participaram das atividades e receberam brindes.

Ainda durante a tarde do dia 27, houve uma palestra, desta vez direcionada a jovens de 12 a 17 anos, sobre as queimadas e seus males à saúde e ao meio ambiente, bem como instruções de como denunciar este crime ambiental. Logo após isto, as crianças menores assistiram a mais um filme educativo, brincaram com a Abelhinha na Trilha Ecológica e com os quebra-cabeças, e receberam brindes ao final das atividades.