Projeto estadual ‘Por Todas Elas’ registra mais de 50 mil atendimentos realizados em 2024

Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

Descentralizar serviços e políticas públicas de saúde, qualificação, beleza, emissão de documentos e entrega de benefícios para fortalecer e apoiar as mulheres paraenses estão entre os principais objetivos do projeto estadual “Por Todas Elas”. Mais de 50 mil atendimentos foram realizados em 2024, desde o lançamento, no dia 4 de março. O projeto é desenvolvido pela vice-governadoria do Estado, com o apoio das secretarias de Estado das Mulheres (Semu) e de Articulação da Cidadania (Seac).

“O projeto ‘Por Todas Elas’ tem atendido e transformado a vida de muitas mulheres e suas famílias. O projeto agrupa diversos serviços na transversalidade com várias secretarias de Estado para garantir direitos, empoderar, gerar conhecimento, oportunidades e despertar autoestima. E isso reafirma o compromisso do Governo do Estado, que tem mantido o olhar atento às demandas e necessidades das meninas e mulheres paraenses”, destaca Paula Gomes, titular da Semu.

As ações já alcançaram os municípios de Belém, Breves, Castanhal, Capanema, Paragominas, Cametá, Tucuruí, Salinópolis e São João de Pirabas. Por meio do projeto, que funciona de forma itinerante, com o intuito de percorrer todos os 144 municípios do Estado, o Governo busca fortalecer as mulheres paraenses. 

“O ‘Por Todas Elas’ é um grande projeto que busca discutir o papel da mulher em todas as áreas, tratando, sobretudo, da questão do empoderamento. É uma forma do Governo do Pará valorizar o papel da mulher, trazendo esse protagonismo e fazendo uma contextualização com os avanços do Estado para as políticas públicas voltadas a mulheres”, pontua Elieth de Fátima Braga, titular da Seac. 

A ação é dividida em dois momentos: ação social, para atender a população local; e empoderamento feminino, com o intuito de fortalecer as mulheres que desejam ingressar no cenário político, com roda de conversa e palestra, sempre voltadas ao fortalecimento da participação feminina nos espaços de poder.

Sara Sarraf é uma das beneficiadas pelo projeto e relata os benefícios sentidos por meio do atendimento recebido. “O projeto é maravilhoso, é muito bom mesmo, porque permite que nós, mulheres, tenhamos acesso aos nossos direitos e veio para nos ajudar, para apoiar a mulher. Meu bebê e eu não tínhamos alguns suportes para ele e nós recebemos nessa ação. Nós somos muito gratos a esses serviços aqui em Breves para nos atender e tenho certeza que esse projeto irá crescer mais ainda no Pará”, celebra.

Por Agência Pará