Home BACANA NEWS Projeto ‘Capitania Itinerante’ inicia atividades em comunidades do Rio Tapajós, em Santarém

Projeto ‘Capitania Itinerante’ inicia atividades em comunidades do Rio Tapajós, em Santarém

Projeto ‘Capitania Itinerante’ inicia atividades em comunidades do Rio Tapajós, em Santarém

Foto: Capitania Fluvial de Santarém/Divulgação

Por Kamila Andrade, G1 Santarém

A Capitania Fluvial de Santarém, no oeste do Pará, iniciou a missão do projeto “Capitania Itinerante” em embarcações das comunidades do rio Tapajós, nesta quarta-feira (28). As atividades realizadas pela equipe são sobre a segurança no rios e, principalmente, para instalar proteção nos eixos dos motores de barcos que não têm o equipamento de proteção.

De acordo com o comandante da CFS, capitão Fábio Benincasa, o projeto leva serviços como inscrição de embarcações, regularização da habilitação de aquaviários e armadores, instalação de cobertura de eixo, distribuição de coletes salva-vidas, além das atividades normais de inspeção naval e formação de aquaviários.

“Nós fazemos a conscientização para que as embarcações tenham todos os quesitos de segurança, e principalmente, sobre a questão do escalpelamento. Os eixos dos motores dos barcos que possuem a deficiência da proteção”, disse Benincasa.

Durante a missão, são feitas palestras sobre a utilização de coletes salva-vidas, prevenção de incêndio e combate ao escalpelamento em comunidades ribeirinhas, escolas públicas e colônias de pescadores.

“As pessoas são instruídas a verificar os equipamentos salva-vidas e as mulheres são aconselhadas a ficar longe do motor das embarcações. A equipe realiza as instalações de proteções nos eixos dos motores para evitar o acidente”, finalizou o capitão Fábio Benincasa.