Programa focado no Marajó receberá do Banco Mundial US$ 280 milhões

Recursos no valor de US$ 280 milhões para o Programa Avança Pará, do governo estadual, foram aprovados pelo Banco Mundial. O foco principal do programa é o Arquipélago do Marajó e suas áreas circundantes.

A iniciativa visa combater a fome, o analfabetismo e o desmatamento na região. As ações do programa serão coordenadas pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de Educação (Seduc) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

O objetivo é reduzir o número de famílias em insegurança alimentar, diminuir a taxa de crianças não alfabetizadas e reforçar a proteção da floresta amazônica. Na área ambiental, o Programa dará suporte ao “Bolsa Floresta”.

Trata-se de um novo modelo de transferência de renda que beneficiará 12 mil famílias em áreas protegidas e comunidades tradicionais, incluindo quilombolas. Além disso, haverá investimentos em inclusão produtiva, com a implementação do Programa Renda Marajó.

Também apoio a iniciativas de microempreendedorismo voltadas para a preservação florestal. Na educação, o Programa expandirá o “Alfabetiza Pará”, para implementar políticas para acelerar a aprendizagem no ensino médio e apoiar a construção e reforma de escolas.

Também serão oferecidas capacitações para microempreendedores, especialmente aqueles envolvidos na conservação da floresta. A iniciativa também inclui a promoção da conectividade digital, o estímulo aos negócios da bioeconomia em áreas rurais e a modernização dos sistemas de combate ao desmatamento. Foto:  Claudio Santos / Arquivo-Ag. Pará