Home BACANA NEWS Procuradoria Especial da Mulher tem apoio do Estado para desenvolver políticas públicas

Procuradoria Especial da Mulher tem apoio do Estado para desenvolver políticas públicas

Procuradoria Especial da Mulher tem apoio do Estado para desenvolver políticas públicas

Foto: Ascom / Seplan

Com informações da SEPLAN e da Agência Pará

Uma sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (09), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), marcou a instalação da Procuradoria Especial da Mulher na casa legislativa. Na ocasião, o Governo do Estado reforçou a importância da atuação em parceria entre os Poderes em prol do desenvolvimento de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das mulheres.  

Representando o Governador Helder Barbalho na solenidade, a secretária de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, destacou a necessidade da união de esforços para que se consiga garantir o fortalecimento dos direitos das mulheres. “Estamos sempre dispostos a trabalhar em parceria e esperamos que o trabalho desenvolvido pela Procuradoria Especial da Mulher renda muitos frutos à população do Estado”, destacou a secretária.

Dentre as ações prioritárias que já vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado, a secretária citou a implantação do Hospital da Mulher, obra que integra as ações definidas pelo Governo no projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. “O hospital proporcionará o enfrentamento ao câncer de mama e de colo de útero, dentre outras ações de saúde voltadas às mulheres”, reforçou.  

Além do hospital, constam também como prioridade para o Governo o atendimento integrado de mulheres em situação de violência; a implantação do Projeto Girândola, que objetiva a promoção da autonomia financeira e empoderamento da mulher; a ampliação de delegacias especializadas para mulheres e de atendimento a grupos vulneráveis e a implantação de projetos de prevenção à violência contra a mulher.  

Procuradoria – Titular da Procuradoria Especial da Mulher da Alepa, a deputada estadual Profª Nilse Pinheiro, destacou que a procuradoria irá atuar no sentido de discutir e alavancar políticas públicas voltadas às mulheres, sobretudo no que se refere ao combate à violência e a descriminação. “É algo que representa mais dignidade e respeito às mulheres do Estado do Pará”, avaliou. “É uma procuradoria preocupada em ouvir as mulheres e onde o Presidente desta casa, deputado Dr. Daniel, teve a preocupação em nos proporcionar um espaço com dignidade em que nós poderemos atender a essas mulheres”. 

Além das discussões voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas, a procuradoria contará com uma equipe de assessoria jurídica habilitada para receber denúncias de casos de violência contra a mulher. A sessão solene foi presidida pelo presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos.