Procura por estágio aumenta no Pará

Foto: Divulgação

Estudantes que buscam aprendizado e experiência profissional terão mais de 3.500 oportunidades de estágio no IEL em 2022

Até 2025, habilidades comportamentais como pensamento analítico, criatividade e flexibilidade estarão entre as principais características buscadas pelos recrutadores das empresas. Os dados são do Relatório Futuro do Emprego, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial no final de 2020. Com o avanço da pandemia de covid-19 e do uso de tecnologias e máquinas em diversas atividades, os profissionais deverão buscar diferenciais competitivos para se destacarem. Nesse sentido, o estágio pode ser o primeiro passo para quem está iniciando a carreira e quer se tornar um profissional qualificado e valorizado no mercado de trabalho.

Segundo o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-Pará) – Agente de Integração de estudantes para atuarem como estagiários dentro das empresas, a experiência é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal e profissional e uma preparação para os desafios do mercado de trabalho. Em 2021, apesar das limitações impostas pela pandemia, no Pará o Instituto ofertou mais de três mil vagas e auxiliou mais 2.500 estudantes a conseguirem estágios em empresas de diversos segmentos de negócios. Entre as vagas mais procuradas pelos estudantes estão as de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia e Ensino Médio. Em parceria com as empresas e instituições de ensino do Estado, para este ano, o IEL prevê um aumento em torno de 30% na oferta de novas vagas.

Joseli Barbosa, coordenadora de Estágio do IEL-PA, afirma que o aumento na procura por estágio tem relação direta com as transformações no nível de exigência do mercado. “O estudante que nos procura vem em busca de experiências de estágio que possam colaborar com o seu aprendizado para que ele consiga mais à frente, durante uma seletiva para emprego, apresentar conhecimento, desenvoltura e maturidade”, explica Joseli.

“Desenvolver as habilidades comportamentais exigidas pelo mercado, também conhecidas como soft skills, faz parte desse processo de aprendizado”, afirma Nayana Silva, psicóloga do IEL, que atende estudantes e realiza o processo de seleção para estágio. “É na convivência com pessoas mais maduras, com profissionais experientes e vivenciando situações do dia a dia, que estes estudantes vão aprendendo como funciona o ambiente organizacional, absorvendo aprendizados práticos, mais principalmente emocionais, que são as habilidades subjetivas de resolução de conflitos, por exemplo, de criatividade e colaboração entre tantas outras, fundamentais não apenas para os relacionamentos profissionais, mas também para a vida pessoal”, analisa a psicóloga.

Para o estudante do quinto semestre de Administração, Pablo Thierry Menezes dos Santos, 24 anos, é importante estar preparado para as oportunidades e exigências do mercado de trabalho que está cada vez mais seletivo. “Busquei o estágio porque ele é uma etapa muito relevante no desenvolvimento e no amadurecimento de habilidades essenciais no mercado de trabalho, como por exemplo, o relacionamento interpessoal, a organização, respeito à hierarquia, habilidades de comunicação, pontualidade e confiança”, explica.

Segundo ele, o estágio ensina lições que vão além da sala de aula. “Por mais que o curso tenha disciplinas práticas, o estágio te proporciona a vivência de situações que vão servir de referência para a sua vida profissional no futuro. No ambiente organizacional, eu consigo aprender as funções administrativas, observando e prestando atenção ao que minha supervisora faz, como ela lida com cada situação e isso tem me ajudado a melhorar a cada dia”, conclui Pablo.