Home BACANA NEWS Procissão do Recírio reúne cerca de 50 mil devotos e encerra festividade nazarena

Procissão do Recírio reúne cerca de 50 mil devotos e encerra festividade nazarena

Procissão do Recírio reúne cerca de 50 mil devotos e encerra festividade nazarena

Foto: Rosana Pinto/ Divulgação

Por G1 Pará

A procissão do Recírio, última procissão da festividade, foi realizada na manhã desta segunda-feira (28). Uma missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom José Luís Azcona Hermoso Bispo Prelado Emérito do Marajó, deu início a celebração. A romaria começou às 7h e reuniu aproximadamente 50 mil pessoas, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA).

A romaria encerra oficialmente os 15 dias da Festividade Nazarena. Antes da celebração da missa e da saída da romaria, uma cerimônia emocionante eleva a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, dentro da Basílica Santuário.

A romaria do Recírio é a 12ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina foi conduzida por aproximadamente 700 metros, o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos seguem o andor com a Imagem contornando a Praça Santuário até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt.

História

A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem permanece na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.

Encerramento

Na noite de domingo (27), uma missa encerrou a programação da 227ª edição do Círio de Nazaré. Após a missa, a cerimônia de encerramento seguiu na Casa de Plácido, com a presença de toda a Diretoria da Festa e o anúncio do novo casal coordenador e o tema do Círio 2020, Albano e Paula Martins.

Após este momento, as luzes da fachada da Basílica Santuário foram desligadas e foi iniciada a projeção do vídeo mapping com imagens que marcaram a festividade deste ano. O tradicional show pirotécnico começou por volta das 22h e durou cerca de 10 minutos.