As instalações da primeira rede de distribuição de gás natural do Estado, no município de Barcarena, nordeste paraense, foram apresentadas pela Companhia de Gás do Pará.
Gestores da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE) conheceram as instalações e os benefícios que o gás natural trará para Barcarena e todo o território paraense.
“Estamos apresentando as instalações prontas para as secretarias. O próximo passo agora é a chegada do gás natural da New Fortness Energy (NFE), vindo de navio, que será condicionado pela Companhia Gás do Pará, e em seguida distribuído para o consumidor final”, explicou o presidente da Companhia de Gás do Pará, Flexa Ribeiro.
Barcarena sedia as instalações, que já estão preparadas para o funcionamento. O governo do Estado, por meio da Gás do Pará, em um primeiro momento vai distribuir gás para empresas e indústrias locais.
Na fase seguinte, também será ofertado gás natural comercial e residencial, canalizado e para veículos – GNV (gás natural veicular). Representantes da Sedeme e Arcon, órgãos responsáveis pela fiscalização e regulação da futura distribuição do gás pela Companhia, aprovaram as instalações.
A Companhia Gás do Pará é uma distribuidora que receberá o gás natural da New Fortness Energy, fará o beneficiamento e distribuirá pelos gasodutos.
Também será responsável pela distribuição e comercialização de gás canalizado, podendo ainda explorar outras formas de distribuição de gás natural ou manufaturado, inclusive comprimido ou liquefeito, de produção própria ou de terceiros, nacional ou importado, para fins comerciais, industriais, residenciais, automotivos e de geração termelétrica.
Foto: Augusto Miranda – Agência Pará