Primeira cirurgia de vesícula por vídeo é realizada em Canaã dos Carajás

Foi realizada pela primeira vez no hospital municipal de Canaã dos Carajás, a colecistectomia laparoscópica – técnica cirúrgica inovadora. Ela traz consigo uma série de benefícios em relação à cirurgia convencional, conhecida como cirurgia aberta.

Principalmente devido ao tamanho reduzido do corte necessário. A primeira intervenção realizada no HMDG foi um procedimento cirúrgico de remoção da vesícula biliar. Simone Ribeiro, moradora de Canaã dos Carajás há 20 anos, foi a paciente, que além de apresentar cálculos na vesícula, era obesa, se beneficiou desse avanço médico.

A técnica de videolaparoscopia proporcionou a ela uma experiência mais tranquila, rápida e menos invasiva. “Sou muito grata ao Hospital Municipal e à prefeita Josemira Gadelha por trazerem cirurgias de vídeo para o município, proporcionando uma recuperação mais rápida e amenizando as dores”, confessou.

A abordagem minimamente invasiva da cirurgia por vídeo resulta em uma menor perda de sangue durante o procedimento, contribuindo para a eficiência do processo cirúrgico, reduzindo assim o tempo de recuperação e baixo risco de infecção.

Tudo isso permite que o paciente se recupere mais rapidamente e retorne às suas atividades normais mais cedo. “Estou extremamente feliz com o sucesso da cirurgia. Quero destacar a competência e dedicação dos profissionais envolvidos, como o anestesista Dr. Leonardo, Dr. Marcos Antônio e Dr. Apolone. Eles foram excelentes no cuidado prestado durante todo o processo. Sou imensamente grata por contar com uma equipe tão habilidosa”, comemorou Simone Ribeiro.

Foto: prefeitura de Canaã dos Carajás