PRF apreende 26 m³ de madeira sendo transportados ilegalmente, em Santa Maria do Pará

Foto: Ascom/PRF

Na terça-feira (2), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 26 m³ de madeira sendo transportados ilegalmente, durante fiscalização no km 103 da BR-316, no município de Santa Maria do Pará, nordeste do estado.

Por volta das 17 h, uma equipe da PRF que realizava fiscalização de rotina abordou um caminhão que transportava madeira da espécie Licania Octandra, popularmente conhecida como “Casca Seca”. Ao ser solicitada a documentação referente à carga, o condutor apresentou uma Guia Florestal vencida, o que torna o documento florestal inválido, segundo as normas do IBAMA.

O condutor assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A madeira e o veículo foram apreendidos para adoção das medidas cabíveis pelos órgãos ambientais competentes.

Segundo a Lei nº 9605/98, é considerado crime o comércio de madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal sem licença, inclusive para o transporte e armazenamento. A lei define pena de seis meses a um) ano de prisão, além do pagamento de multa.

Por g1 Pará