Presidente Lula considera ‘difícil que exploração de petróleo na foz do Amazonas cause problemas’

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil, afirmou que acha “difícil” que a exploração de petróleo próximo à foz do Rio Amazonas cause problemas ambientais na região. Lula disse que vai “cuidar” do assunto quando voltar ao Brasil.

Ele foi ao Japão para participar da cúpula do G7 no final de semana. “Se explorar esse petróleo tiver problemas para a Amazônia, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil, porque é a 530 km de distância da Amazônia. Mas eu só posso saber quando eu chegar lá [no Brasil]“, declarou .

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vetou na última quarta-feira, 17, um pedido da Petrobras para realizar uma perfuração de teste na costa do Amapá. Desde então, tem sido pressionado para reverter a decisão. O Ibama alega que o pedido da Petrobras apresentou “inconsistências preocupantes” para uma operação segura em área de “alta vulnerabilidade socioambiental”.

Afirma também que a região da bacia da foz do rio Amazonas é de “extrema sensibilidade socioambiental”. A Petrobras afirmou que pedirá para o Ibama reconsiderar a decisão. Em comunicado divulgado na quinta-feira, 18, a empresa disse que ainda não havia notificada oficialmente pelo órgão sobre a proibição.

Foto: Ricardo Stuckert