Prefeitura de Belém promove a Operação Círio de Icoaraci

Foto: Felipe Neves/ACIC

Para preparar o distrito de Icoaraci para o 69º Círio de Nossa Senhora das Graças, que será realizado neste próximo domingo, 28 a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci, realiza a Operação Círio, uma ação integrada entre as secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb), Economia (Secon), além da Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana e Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Já foram executados serviços de recuperação asfáltica e intensificação da limpeza das vias, que fazem parte do trajeto das procissões; podagem das árvores e a melhoria da iluminação da área da Praça da Igreja Matriz, entre outros.

Durante as carreatas e do período tradicional de arraial a segurança da população será assegurada por equipes da GMB, PM e CBM.

Formato adaptado para prevenir contaminação  

O Círio de Icoaraci é realizado pelas paróquias de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. O tem deste ano será: “Maria mostra o caminho”. A programação será toda adaptada neste tempo de enfrentamento da pandemia do covid-19.

Por isso, as tradicionais procissões serão realizadas em formato de carreata, que conduzirá a imagem da padroeira de Icoaraci em carro aberto pelas ruas do distrito.

Nesta sexta-feira, 26, será realizada a abertura das festividades, com a missa de encerramento das peregrinações, às 18h, seguida do traslado para a Igreja de N. Sra. de Fátima, com saída da Paróquia de São João Batista e N. Sra. Das Graças.

A agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, ressalta que o círio, além de uma grande festa de expressão de fé, também atinge o distrito de forma geral, pois fomenta a economia, cultura, o lazer e o entretenimento.

Homenagem municipal

A Prefeitura de Belém também fará uma homenagem a N. Sra. Das Graças no domingo, 28, em frente à sede da Agência Distrital de Icoaraci, localizada na rua Manoel Barata, umas das vias que faz  parte da procissão oficial do círio. A romaria fará um parada e receberá louvores dos cantores Marcos Galhardo e Izabela Pain, fiéis e membros da igreja.

“O Círio de Icoaraci é a segunda maior festa da arquidiocese de Belém, antes da pandemia contava com cerca de 150 mil pessoas. É uma festa muito expressiva, por isso, contamos com o apoio da Prefeitura. Eu aproveito para agradecer por atender com solicitude nossos pedidos e também desejar a todo o povo icoraciense e aos visitantes um feliz Círio”, afirma o padre Agostinho Cruz, presidente da festa.

Confira a programação completa do Círio 2021:

• Traslado: 
Sexta-feira, dia 26 de novembro – 19h
Traslado para a Igreja de N. Sra. de Fátima

– Saída da Matriz de São João Batista e  N. Sra. das Graças.

Trajeto: Rua Padre Júlio Maria, Rua dos Berredos e Oito de maio.

• Trasladação: 
Sábado, dia 27 de novembro
18h30 – Missa na Igreja de Fátima e trasladação

Trajeto : Av. Augusto Montenegro, Rua 8 de setembro, Av. Lopo de Castro – Rua 15 de Agosto, Tv. Pimenta Bueno (Igreja de São Sebastião).

•    Círio 
Domingo – 28 de novembro
7h – Missa na igreja matriz
8h30 – Saída do Círio (Igreja de São Sebastião)

Trajeto: Rua Siqueira Mendes, Av. Lopo de Castro – Rua Manoel Barata, Rua dos Berredos, Rua Juvêncio Sarmento (5ª Rua), Av. Lopo de Castro, Rua Padre Júlio Maria, Igreja Matriz.

Por Felipe Neves, Agência Belém