Prefeitura de Belém lança a operação “Ação de Limpeza nos Distritos”

A Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) deu início, na manhã desta terça-feira, 17, à “Ação de Limpeza nos Distritos”, uma grande operação de limpeza urbana e manutenção de vias do Programa Belém Bem Cuidada, que vai beneficiar toda a cidade. O intuito é ampliar os serviços de limpeza de vias e logradouros e atender os anseios da população.

O objetivo é levar serviços de limpeza, coleta programada de entulhos, limpeza do sistema de microdrenagem, educação ambiental e, como novidade, a colocação de pontos de coleta seletiva. O anúncio foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues, no Complexo Turístico do Ver-o-Rio.

“Em poucos meses nós vamos ter um novo sistema completo e moderno de coleta e tratamentos de resíduos sólidos e reciclagem e contrato de compras de contêineres. Enquanto não conclui o processo licitatório, nós estamos fazendo essa ação. Não é um evento, não é um dia de limpeza é a contratação de 400 trabalhadores e mais algumas dezenas de educadores ambientais”, disse Edmilson.

Ele também ressaltou a importância do envolvimento da população na coleta seletiva. “É necessário que as pessoas separem o seu lixo antes da coleta para que as cooperativas possam pegar o reciclável e faturar. E assim gerar renda e trabalho para essas famílias. Então, é todo um esforço para modernizar a limpeza urbana”, enfatizou.

Os distritos administrativos do Guamá (Dagua), Belém (Dabel) e Mosqueiro (Damos), que compõem o Lote 1 na execução dos serviços são os primeiros a receber os trabalhos de limpeza urbana (capinação, raspagem, roçagem, caiação de postes e meio fio). Já nos locais identificados como pontos críticos de descarte irregular de entulhos, será intensificado o serviço de retirada dos resíduos através de máquinas patrulhas mecanizadas. 

Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém