Depois de uma semana voltada para o reforço vacinal, com a aplicação da terceira dose nos idosos, a campanha de vacinação anticovid em Belém foi dedicada neste sábado, 02, à vacinação dos adolescentes com 15 e 16 anos. Só neste sábado foram vacinados 26 mil adolescentes. Já no apanhado da semana, foram vacinadas na capital 78 mil pessoas.
A vacinação neste sábado foi marcada pela presença massiva das famílias nos pontos de vacinação. “Tivemos uma sobrecarga em alguns dos nossos pontos hoje, principalmente em razão da presença de familiares de quem ia vacinar. Vimos famílias inteiras na fila acompanhando o adolescente que ia vacinar. É natural, já que são menores e precisavam estar acompanhados. Em alguns pontos enviamos reforço para agilizar o atendimento”, ressaltou o diretor de vigilância à saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudio Salgado.
Para quem compareceu a um dos 25 pontos disponibilizados pela Sesma para garantir a primeira dose da vacina, a sensação foi de alívio e segurança. “Depois de um longo período de incertezas estar recebendo a vacina agora é muito bom. Estou me sentindo mais segura”, disse Paula Gabrelly, de 15 anos.
Quem também está mais seguro agora é Cristiano Mendonça, de 15 anos. “Estamos aos poucos vencendo a pandemia. É muito bom ver a vacina chegando para todos nós”, destacou.
Próximos passos – Além dos grupos já agendados para a semana que vem, a Sesma aguarda a resposta dos hospitais sobre os quantitativos dos profissionais de saúde para o reforço vacinal com a aplicação da terceira dose, especialmente para os profissionais da saúde que fizeram a segunda dose até março. Assim que os hospitais forem respondendo, as doses serão enviadas para o reforço vacinal desses profissionais.
Além disso, o calendário da semana seguinte, após as festividades do Círio, já está sendo preparado. O primeiro grupo dessa próxima agenda será o grupo dos imunossuprimidos. Também faz parte da programação uma grande repescagem para aqueles que, por algum motivo, perderam a primeira convocação, e pessoas que estão agendadas para a segunda dose. Em seguida, a Sesma chamará para vacinar com a dose de reforço as pessoas com 60 anos ou mais.
Por Agência Belém
Foto: Ascom Sesma