Prefeitura de Barcarena inicia vacinação de crianças contra o coronavírus

“Estou vacinado”, comemorou o pequeno Edgar Caravelas, de 10 anos. Ele foi a primeira criança barcarenense a tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19, nesta quarta-feira, 19, no Centro Especializado em Reabilitação – CER. Ao todo, 20 crianças foram imunizadas, proporcionando emoção aos pais e familiares. Neste primeiro momento, serão vacinadas crianças com comorbidades ou deficiência permanente, conforme determina os planos federal e estadual de vacinação.

O prefeito Renato Ogawa e a vice-prefeita Cristina Vilaça, junto da secretária de saúde Eugênia Teles, acompanharam o ato simbólico que abre a campanha de vacinação das crianças no município. “Estamos felizes em viver esse momento. É um dia muito significativo, pois vacinar o Edgar e tantas outras crianças, nos dá a esperança de que vamos vencer a pandemia”, disse Renato.

Emocionada, a mãe do Edgar, Rosana Caravelas, agradeceu pelo momento de proteção contra o vírus. “Esperei muito por esse momento, pois passamos momentos difíceis com a covid na família. Então, ver ele sendo vacinado, é uma grande emoção. Viva a ciência!”

A partir de agora, a prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria de Saúde (Semusb), dará continuidade na imunização das crianças, através da disponibilização da vacina nos postos. “Já neste sábado estaremos vacinando as crianças nos nossos postos. Primeiro, serão as crianças de 11 e 10 anos com comorbidades ou deficiência permanente”, explica a secretária de saúde Eugênia Teles.

Conforme mais vacinas cheguem no município, a idade para vacinação irá diminuindo até chegar aos 5 anos. Mediante o avanço da campanha para crianças com comorbidades ou deficiência permanente, posteriormente a vacina será disponibilizada para as demais crianças em geral, pela idade.

Além da documentação já necessária, será pedido a cópia do laudo que comprove a comorbidade ou deficiência permanente e a caderneta de vacinação da criança. As principais comorbidades são: cardiopatias, pneumopatias, síndrome de down, autismo, hipertensão, diabetes, entre outros. Já as deficiências permanentes são: deficiência intelectual, física, visual e auditiva.

A VACINA – A vacina aplicada nas crianças é a Pfizer, denominada pediátrica, e o frasco é identificado pela cor laranja. A dosagem aplicada é diferente para um adulto. Nas crianças, são 0,2 ml. Após a primeira dose, será necessário uma segunda dose, que será aplicada num intervalo de 8 semanas, ou seja, 2 meses.

Por prefeitura de Barcarena

Foto: prefeitura de Barcarena