O prefeito Renato esteve na manhã desta terça-feira, 03, no Hospital e Maternidade Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves (HMARAN), participando da abertura da Semana da Mamãe do Bebê, como parte do Agosto Dourado, que é uma programação de incentivo ao aleitamento materno. Junto da secretária de saúde Eugênia Teles, da diretora do HMARAN, Lucileide Batista, e da coordenadora da Atenção Básica, Amanda Negrão, o gestor municipal fez a entrega de um enxoval para a pequena Layane Vitória, nascida há dois dias na unidade.
Quem recebeu o presente, com muita gratidão, para esse início de vida de Layane, foram os pais, a Eliane Pereira e o Willian Rocha. “A gente só tem que agradecer a Deus e a todos que estão aqui nos ajudando nesse momento feliz”, disse a mãe Eliane. “Fico muito feliz por esse presente dado pela prefeitura. Só vem somar com o presente mais valioso que é nossa filha”, destacou o pai Willian.
Também foi presenteada com pacotes de fralda, a segunda criança nascida no mês. A família recebeu das mãos do prefeito Renato o presente, e ele destacou a importância do incentivo dado pela prefeitura à vida das crianças. “É muito bonito ver que nossas crianças e seus pais são bem atendidos nesta maternidade; os bebês realizam testes fundamentais para a saúde, e ganham hoje esse incentivo com enxoval e fraldas, que com certeza vai ajudar as mães e os pais nessa etapa da vida que é ter um bebê”, disse Renato.
A doação do enxoval é uma parceria entre a secretaria de saúde (Semusb) e a secretaria de assistência social (Semas), que busca vários objetivos. “Queremos alcançar as metas do Ministério da Saúde, do selo Unicef, o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida do bebê e mantê-lo como alimentação complementar até 2 anos de idade. Sem deixar de realizar os testes ofertados pela maternidade, finalizando com o teste do pezinho nas UBSs”, explica a secretária de saúde Eugênia Teles.
A busca por esses objetivos é feita durante todos os dias do ano, mas, que se intensificam com o Agosto Dourado, mês da campanha, para dar maior evidência. Todo esse esforço, tem gerado resultados positivos, destaca a diretora do HMARAN, Lucileide Batista. “Realizamos o minuto ouro que é o momento de amamentação, a hora do ‘mamaço’, além de palestras e outras atividades. Ações que nos ajudam a reduzir os índices de mortalidade neonatal em Barcarena, já que amamentar contribui para que o bebê ganhe peso, tenha boa imunidade, pois quanto mais a criança mama, maior vida saudável terá”.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena