Foto: ANTONIO SILVA/ASCOM
Na manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), assinou a Ordem de Serviço para a revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) AMMA (Associação das Mulheres Moradoras de Ananindeua). Localizada na Cidade Nova, no bairro do Coqueiro, a unidade de ensino foi fundada em 11 de Setembro de 2014.
O aluno Antônio Carlos, 10 anos, 5.º ano da escola AMMA disse que estava entusiasmado em saber que a escola vai ser revitalizada e receber centrais de ar condicionado. “Eu estou me sentindo encantado”. A reflexão expressa nessa curta frase foi o suficiente para o estudante se sentir emocionado, ao lado da avó, Creusa Miranda.
“Em Setembro do ano passado, meu neto Antônio Carlos fez um pedido especial à secretária de educação de Ananindeua de que a escola pudesse ser logo reformada. E agora a gente está vendo o começo da realização de um sonho”, contou dona Creusa.
A escola possui 432 alunos matriculados para o ano letivo de 2024, conta com oito salas de aula (e uma nona sala, para Atendimento Educacional Especializado – AEE) e 16 turmas, que vão do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental.
Gestora da EMEF AMMA há três anos, Maria Quitéria conta que a principal necessidade da escola é ter centrais de ar condicionado. “A escola está conservada, precisa de reforma, de algumas coisas no banheiro, a quadra, o piso, mas o principal que a escola precisa é ter salas de aula climatizadas”, disse a educadora
Leila Freire, secretária de Educação de Ananindeua, explica que faltam apenas mais dez escolas terem suas Ordens de Serviço assinadas para que sejam revitalizadas. “Estamos em contagem regressiva para revitalizarmos todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua”, disse a titular da SEMED.
Em seu discurso, o prefeito da cidade, Doutor Daniel Santos, agradeceu a compreensão da comunidade escolar da EMEF AMMA e explicou que outras escolas tiveram suas revitalizações priorizadas porque estavam em situações mais urgentes. “Agora, já são 65 unidades de ensino que tiveram Ordem de Serviço para sua revitalização”, destacou.
Vale lembrar que a atual gestão municipal já entregou 57 unidades de ensino completamente revitalizadas. A última reinauguração foi a EMEF Evangelho Quadrangular, no bairro de Águas Lindas, em 26 de Janeiro de 2024.