Home BACANA NEWS Prefeitura abre processo de recadastramento do sistema de transporte alternativo de Belém

Prefeitura abre processo de recadastramento do sistema de transporte alternativo de Belém

Prefeitura abre processo de recadastramento do sistema de transporte alternativo de Belém

Foto: Toni Pacheco/Arquivo pessoal

Por G1 Pará

A Prefeitura de Belém realiza a partir desta terça-feira (4) o processo de organização do sistema de transporte alternativo de Belém. Nesta primeira etapa, as 18 cooperativas que já atuam na cidade têm 15 dias úteis, a contar a partir desta terça para entregar à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) documentação referente às cooperativas, aos cooperados, e aos veículos. Com a organização do sistema se espera, de imediato, acabar com diversos problemas relacionados à oferta do transporte alternativo.

Para se cadastrar as cooperativas precisam estar instituídas e não podem ser associações, sindicatos ou federações. Devem apresentar documentos básicos como CNPJ, ata de instituição da cooperativa e inscrição na Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Os veículos apresentados devem ser vans ou micro-ônibus de 16 a 21 lugares. Inicialmente a Prefeitura de Belém instituiu a idade máxima dos veículos em sete anos.

As cooperativas podem entregar a documentação completa ou por partes, desde que seja respeitado o prazo que foi acordado entre todos como improrrogável, para evitar que se postergue as demais etapas que dependem desse cadastramento até a entrega das ordens de serviço.

Um levantamento feito pela Semob indica que atualmente a rede de transporte alternativo conta com cerca de 170 km de cobertura e tem 15 linhas operadas por 18 cooperativas, com cerca de 420 veículos. Por determinação da Lei Orgânica do Município, só poderão entrar no sistema 200, o que representa 15% do número de veículos do sistema de transporte convencional por ônibus. Significa, portanto, que haverá um corte de aproximadamente 53% da frota que atualmente roda como alternativa.