O prefeito Renato Ogawa foi à comunidade do Cupuaçu entregar equipamentos para um projeto de mulheres, na quarta-feira, 16. Ele e o secretário de Agricultura de Barcarena, Edson Cardoso, foram recebidos por integrantes do Projeto das Mulheres Mandioqueiras, formado por famílias tradicionais da área do Cupuaçu, onde se produz uma farinha especial.
O projeto recebeu triturador, prensa, chapa de forno e caixas plásticas que serão utilizados no processo de produção da chamada “farinha lavada”. Por meio desse método, a acidez é reduzida e o produto fica mais crocante. A entrega dos equipamentos visa melhorar a produção da casa de farinha e contribuir para o menor desgaste físico exigido na hora do preparo.
O projeto do Cupuaçu é desenvolvido de forma associativa por mulheres da comunidade tradicional, que foram capacitadas pelo Tipitix e que tem parceria com a prefeitura de Barcarena, por meio da Semagri. Os equipamentos entregues foram ofertados em parceria com o governo estadual, via Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.
Renato agradeceu a acolhida dos moradores da comunidade e disse que compreende o trabalho dos produtores. “Na produção de um saco e farinha, o desgaste físico é enorme. Então, o poder público tem que trabalhar para oferecer equipamentos, maquinário e tecnologia pra gente preservar a saúde física do produtor”, afirmou o prefeito. “Parabéns pelo projeto e sucesso de vocês!”
Foto: prefeitura de Barcarena