Foto: Fabrício Bragança
Por DOL, com informações de Fabrício Bragança/RBA TV
O prefeito de Augusto Correa, Iranildo Farias Barreto (DEM), foi cassado por 9 votos a 3, durante sessão realizada na Câmara dos Vereadores do referido município, localizado no nordeste paraense. A sessão, iniciada desde a tarde desta terça-feira (4), foi encerrada por volta das 20h.
De acordo com a pauta de votação dos vereadores, Iranildo não teria atendido aos pedidos feitos pela Câmara Municipal, infringindo o inciso III, do artigo 4º, da Lei dos Prefeitos (Decreto-Lei 201/67). O segundo ponto que levou à cassação do gestor foi a falta de decoro ao chamar os integrantes da Casa de “meia dúzia de babacas” após decidirem em votação por uma investigação parlamentar.
Pesa contra Barreto a acusação de nepotismo. O prefeito deu emprego de secretária de Educação para a própria esposa, Rosenilde Barreto, de secretário de Meio Ambiente para o irmão Iranildo, de secretário de Obras para outro irmão, Ivo Barreto, e de secretário de Administração e Finanças para o filho Iuri Barreto.
Barreto também é alvo de outra denúncia que será investigada pela Câmara, na qual ele é acusado de fraude licitatória e peculato.
Apesar da tensão entre apoiadores e oposição ou da presença da Polícia Militar e do Grupamento Tático Operacional, nenhum conflito foi registrado. A sessão transcorreu tranquilamente.
Uma sessão extraordinária está prevista para ser realizada na manhã desta quarta-feira (5) para a posse da vice-prefeita Suzana Lobão.
