Porque aprender inglês na infância é mais fácil?

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A plasticidade cerebral, mais intensa nos primeiros anos de vida, permite o aprendizado e a fixação de novas informações

Há muitos fatores que contribuem para o aprendizado de um segundo idioma na infância. Um deles é a plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se reorganizar e adaptar a mudanças ambientais ou internas. Ela está presente ao longo da vida, mas é mais intensa na primeira infância. É o que aponta uma pesquisa feita por cientistas britânicos onde foi descoberto que entre dois e quatro anos de idade existe uma janela crítica de formação no cérebro para o aperfeiçoamento da linguagem.

Durante esse período a criança está desenvolvendo sua cognição, o que facilita a aprendizagem, a memorização e a consolidação de novas informações. “O cérebro está mais preparado e receptivo para receber conhecimento e transportá-lo para a memória de longo prazo, aumentando as conexões neurais, pois aprender um segundo idioma exige um raciocínio mais ágil”, explica a educadora da Escola Canadense de Belém Caroline Aguiar.

Além disso, na infância a criança possui uma maior capacidade de identificar sons. “O ensino de um novo idioma vai aprimorar a audição e a sensibilidade. As crianças têm mais facilidade para reproduzir e compreender sons, pois o aparelho fonador ainda não está totalmente formado. Sem contar que tudo isso vai melhorar a concentração e a memória, o que ajuda no aprendizado de outras disciplinas da grade curricular dessa criança”, ressalta a educadora.

Caroline ainda acrescenta que as crianças estão mais abertas a viver novas experiências. “Elas têm menos medo de errar e estão mais dispostas a interagir com os outros. Elas ouvem uma palavra ou construção nova e imediatamente começam a testar aquilo em diversos contextos. As crianças também reconhecem que não sabem de muitas coisas e estão constantemente em posição de aprendizado.  Sem contar que na infância a mente não é repleta de vícios e manias de linguagem como na vida adulta, o que facilita o aprendizado de novos vocabulários e regras”, finaliza.