População ganha Praça Dom Pedro II totalmente revitalizada

Um espaço histórico devolvido para a população de Belém. A praça Dom Pedro II, localizada na avenida Portugal, bairro da Cidade Velha, foi totalmente reformada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), com a restauração dos monumentos, bancos, pontes,  lixeiras e canaletas, além da recomposição do piso em pedra portuguesa.

O logradouro foi entregue na noite desta sexta-feira, 24, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhado do vice-prefeito, Edilson Moura, de secretários municipais e diversas autoridades, com uma grande comemoração que contou com apresentações artísticas do grupos Frutos do Pará, Carimbó da Maria, Bilão da Canção, além das cantoras Creuza Gomes e Juliana Franco.

De cara nova praça abrigará eventos culturais e esportivos 

O prefeito Edmilson Rodrigues percorreu toda a extensão da praça e viu de perto o novo espaço. “Uma das praças mais importantes da cidade. É um espaço seguro, onde teremos muitas emoções, eventos esportivos, culturais e econômicos, como feiras ecológicas e artesanais. Usaremos esta praça  em favor da economia”, contou o prefeito.

A diarista Rafaela dos Santos, de 30 anos, moradora do bairro do Jurunas, aproveitou a inauguração do local para passear com o filho David, de três meses de vida. “A praça ficou muito bonita, ampla, a aparência do local ficou melhor, que antes era toda deteriorada. Estava resolvendo algumas coisas no comércio e aproveitei para ficar aqui, essa é a vantagem dela ficar no centro da cidade”.

Novo paisagismo 

A praça Dom Pedro II foi totalmente reformada, recebendo um novo paisagismo, recomposição e impermeabilização do fundo do lago, construção do deck, recomposição do piso em pedra portuguesa e do piso em concreto. O posto da Guarda Municipal também recebeu reforço estrutural.

Atuando, há dois anos, como vendedora de água e refrigerante na praça, a autônoma Valdenira Costa, de 44 anos, espera que após a inauguração, o espaço seja um local de lazer e que as vendas melhorem.

“Nossas vendas vão melhorar bastante. Quando estava abandonada não conseguíamos vender nada. Era sem iluminação, as pessoas tinham medo de andar e ficar nela. Agora, com ela bonita, acredito que vai trazer mais gente”, comentou.

Por Agência Belém

Foto: Marcos Barbosa/Agência Belém