A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Coordenação Antirracista de Belém (Coant), lança nesta quinta-feira, 13, o Abril Indígena, a partir do tema “Belém – Mairi: Conquistas e (Re) Existências dos Povos Indígenas”. A programação marca a celebração do 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas em Belém.
No evento, constam debates sobre as identidades, lutas e desafios dos povos indígenas, por meio de palestras, comunicações orais, exposições fotográficas, oficinas e feira de artesanato indígena.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da abertura do evento no auditório Ismael Nery, no Centur. Paralelamente, as escolas municipais estiveram com programações diversas em referência à cultura indígena.
Para garantir políticas públicas de reconhecimento, fortalecimento e de inclusão às comunidades indígenas, a Prefeitura de Belém instituiu em 2021, na Secretaria Municipal de Educação, a Coordenação de Educação Escolar de Indígenas, Imigrantes e Refugiados (Ceeiir).
O objetivo é desenvolver política educacional, com base na interculturalidade e respeito a todos os povos, assegurando os direitos sociais das crianças e garantindo os debates sobre as tradições culturais dos povos indígenas no ambiente escolar.
As ações integradas realizadas no município unem esforços institucionais para promover, cada vez mais, acesso a direitos, serviços básicos e inclusão social e econômica com a perspectiva de assegurar a cidadania destas populações.
Essa cooperação foi reconhecida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados (Acnur) em 2021. Cabe à Ceeiir ofertar atendimento na rede municipal de ensino a crianças indígenas, imigrantes e refugiadas em idade escolar pautado em bases freireanas, com o resgate da concepção de educação democrática e popular, e coibir qualquer tipo de discriminação, preconceito ou negação de direitos.
Foto: Marcos Barbosa – Comus