Policlínica Metropolitana completa dois anos de atendimento à população paraense

Foto: Agência Pará

Com o fluxo de 1,2 mil atendimentos por dia, a Policlínica Metropolitana, estrategicamente localizada em um dos maiores corredores de Belém, na avenida Almirante Barroso, nesta quinta-feira completa 2 anos. Inaugurada pelo Governo do Estado em 13 de janeiro de 2020, a unidade ambulatorial de média complexidade oferta mais de 20 especialidades, além de exames e pequenos procedimentos. Ao longo de sua trajetória, a Poli tem atuado com afinco para atender seus usuários com qualidade, técnica, respeito e dignidade à vida. 

Unidade coringa na Rede Estadual de Saúde, a Policlínica já implantou dois Programas oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (Sespa): o Pré-Operatório Rápido, com intuito de agilizar o tempo para realização dos exames pré-cirúrgicos, e o Programa Triagem Pós-Covid, com objetivo de investigar as queixas clínicas de quem teve a covid-19. Além disso, a Poli foi estratégica no enfrentamento da pandemia em todo o Estado, com os atendimentos a casos leves e moderados e, ainda, com as Policlínicas Itinerantes. 

A diretora executiva da Poli Metropolitana, Liliam Gomes, lembra, com satisfação, dos resultados ao longo dos dois anos. “Desde a inauguração, foram realizadas 193 mil consultas médicas, mais de 87 mil consultas da equipe multiprofissional e 1,1 mil procedimentos cirúrgicos. Contabilizamos, ainda, 960 mil exames de apoio diagnósticos”, disse a gestora. 

Liliam Gomes também elenca mais números expressivos dos atendimentos. “Em 2020 – realizamos mais de 43.6 mil consultas médicas no enfrentamento ao covid; também em 2020 – Estivemos em 49 municípios do interior do Pará no enfrentamento da pandemia, na Poli Itinerante, ao todo realizamos mais de 28.6 mil atendimentos médicos”, reforçou. 

A diretora ressalta que no ano passado, a unidade realizou mais de 17.1 mil  consultas médicas no enfrentamento ao covid na unidade. “Também em 2021, estivemos em 22 municípios do interior do Pará no atendimento ao covid.  Ao todo, realizamos mais de 5.1 mil atendimentos médicos”, completou Gomes. 

Comemoração – Em alusão ao aniversário de dois anos, a unidade contou com uma programação especial nesta quinta-feira (13). Além dos pronunciamentos dos gestores de agradecimentos aos colaboradores e usuários, a data foi celebrada com música ao som da Banda da Polícia Militar do Estado.

Vazão – O secretário Adjunto de administração da Sespa, Ariel Sampaio, explica que a Poli Metropolitana foi criada estrategicamente pelo Governo do Estado para dar vazão às demandas de saúde da rede. 

“Há dois anos, o governador Helder Barbalho implantou a unidade em Belém, que vem desempenhando um trabalho diferenciado dentro do serviço de saúde de todo o Estado. A Poli é uma Central de Diagnóstico de média complexidade que garante o acesso da sociedade à uma série de profissionais de referência em sua área de atuação. Além dessas consultas, a Poli realiza diversos exames, os quais permitem uma conclusão diagnostica assertiva, que é primordial para o tratamento a ser referenciado para as unidades de referência das respectivas patologias”, frisou. 

Ariel Sampaio também lembrou que a Poli Metropolitana figurou entre as principais unidades de saúde no enfrentamento da pandemia no Estado. “No período de 21 de abril a 30 de junho de 2020, a Poli realizou o atendimento exclusivo de Covid-19. Já em 2021, no segundo pico da doença no Pará, mais uma vez, a unidade volta aos atendimentos exclusivos. Foram 40 dias atendendo a casos leves e moderados do novo coronavírus, entre o período de 06 de março a 16 de abril, totalizando 17.356 atendimentos”, observou o secretário adjunto de administração. 

Experiência –  A autônoma Rosa Alves, de 38 anos, passou pela unidade através do Programa Pré-operatório Rápido. Ela deve passar por uma cirurgia na região pélvica. “Quando fiquei sabendo do programa, agendei logo a consulta. Devido à pandemia, prorroguei a cirurgia por algum tempo. Achei o atendimento na Poli rápido e cômodo, pois em apenas um dia, fiz exame e a consulta. Nota 10”, parabenizou.   

O eletricista Edmilson Cabral, de 52 anos, por meio da regulação estadual, foi encaminhado à unidade. Ele não poupa elogios. “Participei de uma programação do TerPaz e fui encaminhado à Poli. Já fiz diversas consultas e, nem de longe, parece com uma unidade de saúde do SUS. Tudo muito organizado, pessoas educadas, e o médico atencioso. A Policlínica é diferenciada”, disse Cabral. 

Pós-Covid

Diante à expertise nos atendimentos à covid-19, o Governador Helder Barbalho lançou o Triagem Pós-Covid, no dia 24 de novembro de 2020. A iniciativa é um auxilio médico para a recuperação da saúde dos paraenses que ficaram com sequelas do coronavírus. 

No Triagem são atendidos adultos e crianças que apresentam queixas clínicas, como alteração no paladar e olfato, ansiedade, rinite, insônia ou hipertensão arterial, dores de cabeça, dor no peito, alteração na frequência cardíaca, dores musculares, relacionadas ao contágio com a covid. Neste serviço, a população tem acesso à clínica médica, pediatria, fonoaudiólogo, nutrição e psicologia. Além das especialidades, a unidade oferta exames laboratoriais e de imagens no programa. 

Pré-operatório

Lançado em outubro de 2020, o Programa Pré-Operatório Rápido foi outra iniciativa do Governo do Estado, efetivado pela Poli Metropolitana ao longo deste biênio.  Segundo o médico Felipe Pacheco, coordenador da cardiologia da Poli Metropolitana, a iniciativa visa acelerar os procedimentos e zerar filas de espera de cirurgias em todo o Pará. “Na unidade, o paciente é atendido por um dos médicos cardiologistas e, logo após, por um anestesiologista para receber o risco cirúrgico. Também são realizados os exames no mesmo dia. O atendimento é feito por demanda espontânea com a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que deve ser apresentada pelo próprio paciente”, observou. 

Marcação

Os agendamentos de consultas e exames na Poli são feitos através dos canais eletrônicos: WhatsApp (91) 98521-5110 ou pelo e-mail:agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br. Portanto, o serviço de marcação dos atendimentos não é realizado presencialmente na unidade, dando a possibilidade de o usuário fazê-la de qualquer lugar do estado. O tempo médio de espera é de 10h.

“Os canais eletrônicos possibilitam um maior volume de atendimento em um tempo mais curto. Do dia 01 a 31 de dezembro de 2021, por exemplo, a central, através dos nossos canais, totalizou 13.176 atendimentos. Em alguns casos específicos, como pessoas que não têm acesso à internet, fazemos a marcação presencialmente”, explicou Liliam Gomes, diretora executiva da Poli Metropolitana.

SERVIÇO:

– A Poli Metropolitana não é porta-aberta, ou seja, o usuário deve agendar o serviço antes de procurar a unidade.

– Os exames e consultas são agendados, por meios eletrônicos.

– Os canais são o WhatsApp (91) 98521.5110 ou o e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br

– Como funciona: Pelo WhatsApp, a ferramenta o direciona para o canal correto de atendimento, através da digitação de um número correspondente ao serviço desejado. É necessário ter em mãos os documentos de identificação, o cartão do SUS e o comprovante de residência.

Texto: Roberta Paraense 

Por Agência Pará