No município de Marabá, região sudeste do Estado, a Polícia Militar do Pará realizou nesta semana a primeira simulação de ações criminosas, divididas em quatro etapas.
Foram elas: barricada em ponte com incêndio, ataque a uma unidade policial militar, ataque ao alvo criminoso (transportadora de valores) e finalizou no confronto com criminosos caindo em um bloqueio da Polícia Militar.
Antes de partirem para as ações em campo, o efetivo empregado na atividade reuniu-se no auditório do Colégio CMRIO para receber instruções da simulação.
Além da PM, participaram das ações a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá.
A instrução visa preparar as forças de segurança para uma resposta rápida e produtiva diante de possíveis ataques realizados por grupos criminosos, em uma modalidade chamada “Novo Cangaço”.
A primeira simulação iniciou às 22h de terça-feira (06) e durou cerca de 20 minutos de intervenção na preparação do bloqueio da ponte sobre o Rio Itacaiúnas, no bairro Cidade Nova. Na ocasião, pneus foram queimados simulando um incêndio de um veículo após a cabeceira da ponte, impedindo a mobilização de PMs.
Um carro do Corpo de Bombeiros foi utilizado para apagar o incêndio. Para emular os disparos, foram usados munição de festim, rojões e bombinhas de São João.
Foto: ASCOM PMPA