Polícia investiga clínica de Icoaraci após mutirão de catarata deixar pacientes cegos

Um mutirão de cirurgias de catarata, realizado numa clínica particular, no distrito de Icoaraci, em Belém, que deixou pelo menos 23 pacientes com cegueira total e parcial, está sendo investigado pela Polícia Civil do Pará.

O procedimento, que fazia parte de uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), acabou em tragédia para parte dos participantes.

Algumas vítimas precisaram amputar o olho em decorrência de infecções graves, causando comoção entre os familiares e gerando demandas por justiça.

O Ministério da Saúde acompanha as investigações e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) garantiu que suspenderá preventivamente os encaminhamentos para realização de procedimentos oftalmológicos na clínica.

Entre os afetados, há pessoas que aguardavam a cirurgia como uma chance de melhorar sua qualidade de vida, mas que acabaram vendo sua situação se agravar drasticamente.

Houve infecções por contaminação de bactéria durante os procedimentos. O caso está repercutindo nacionalmente. No total, mais de 40 pessoas participaram do referido mutirão. Outras vítimas também relatam o impacto devastador. 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil