O Brasil é o país do mundo que mais acredita em Deus ou em um poder maior, com 89% da população — cerca de nove em cada 10 pessoas, segundo uma pesquisa realizada pela Ipsos. O dado foi apurado através da pesquisa Global Religion 2023, realizada em 26 países. No ranking, o Brasil aparece empatado com a África do Sul, ambos com 89%.
Em seguida estão a Colômbia (86%), México (85%), Peru (84%) e Turquia (82%). Na outra ponta da pesquisa estão Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e Japão (19%), como os países que menos acreditam em Deus ou em um poder maior. A média global é de 61%. Em relação à existência do ‘Paraíso’, o Brasil aparece novamente em primeiro lugar ao lado do Peru, com 79% dos entrevistados afirmando que acreditam.
Em seguida estão a África do Sul, Colômbia e Turquia, com 78%. A França (31%), o Japão (28%) e a Bélgica (22%) são os países mais céticos quando o assunto é “ir para o céu”. Já sobre a crença no ‘Inferno’, a Turquia lidera o ranking com 76%, seguido do Brasil, com 66% dos entrevistados afirmando acreditar na existência do lugar, e a Tailândia em terceiro com 63%.
Do outro lado da tabela aparecem a Espanha, com 22%, seguida pela Suécia, com 21%, e a Bélgica, com 16%. O Brasil aparece novamente em primeiro no quesito capacidade de superar crises, como doenças, conflitos e desastres. 90% dos brasileiros entrevistados afirmaram que acreditam que Deus ou forças maiores os permitem superar esses desafios.
A Colômbia e a África do Sul ocupam o segundo lugar, ambas com 89%. Já a Suécia (56%), Coreia do Sul (50%) e Japão (37%), são os que menos creem. Quando questionados se seguem alguma religião, 76% dos brasileiros afirmaram que sim. Em primeiro lugar aparece a Índia, com 99% da população, seguida pela Tailândia (98%) e pela Malásia (94%).
Foto: Jcomp/Freepik