A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo Paraense, em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), fez pesquisas nesse Círio 2023.
Entre os objetivos, conhecer as características, necessidades e interesses do turista do segmento religioso e motivação dos devotos que participam da festividade do Círio de Nazaré. As equipes da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), irão utilizar questionários para duas pesquisas distintas.
São elas: “Perfil dos Turistas do Círio” e “Perfil dos Romeiros do Círio de Nazaré”. Eles serão aplicados junto ao público nos seguintes locais: Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), Praça da República, Estação das Docas e Ver-o-Peso.
A pesquisa “Perfil dos Turistas do Círio” levanta números como a quantidade de turistas de fora do Pará presentes no evento, os estados de procedência desse visitante, qual o tempo de permanência média em território paraense, o gasto médio desse turista e a geração de receita para a economia do Pará com a realização das procissões do Círio.
Também devem ser identificados os meios de hospedagem mais buscados por esse turista, sejam hotéis, pousadas, casa de amigos ou parentes, dentre outros, bem como os atrativos e pontos turísticos mais visitados durante seu tempo de permanência em Belém.
Foto: Agência Pará