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Pequenas companhias aéreas vão poder voar em Congonhas

Pequenas companhias aéreas vão poder voar em Congonhas

Foto: Michel Filho / Agência O Globo

Por Leo Branco, O GLOBO

SÃO PAULO – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou nesta quarta-feira, em definitivo, a entrada das companhias Passaredo e Map no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o mais disputado do país. As duas e a Azul herdarão 41 licenças de operação ( slots ) que eram da Avianca Brasil, que parou de voar em maio.

m 31 de julho, a Anac havia dado um primeiro sinal para Map e Passaredo pousarem e decolarem de Congonhas. Como as duas aéreas são novatas no aeroporto, a agência e a Força Aérea Brasileira deram duas semanas para que elas comprovassem capacidade técnica para operar ali.

A análise incluiu a certificação de que os aviões das duas são grandes o suficiente para não atrapalhar o ritmo da operação no terminal, o mais congestionado do país. Como as empresas passaram no teste, não houve redistribuição de slots para a Azul, como foi cogitado no setor.

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Com a decisão desta quarta, a Passaredo ficou com 14 slots , que devem servir para voos entre a capital e o interior paulista. A amazonense MAP ficou com 12. A TwoFlex, dedicada à aviação regional com aviões de até nove lugares, vai operar 14 licenças na pista auxiliar.

A Azul já havia herdado 15 slots que eram da Avianca em Congonhas. Na última segunda-feira, a companhia anunciou sua estreia na ponte aérea Rio-São Paulo com 34 voos diários a partir de 29 de agosto.

A decisão da Anac aumenta a concorrência em Congonhas, mas o terminal segue concentrado: Gol e Latam têm, cada uma, 43% dos slotsda pista principal. Azul, Passaredo e MAP dividem o restante: 14%.