Home BACANA NEWS Parlamentares protocolam pedido de impeachment contra Weintraub no STF

Parlamentares protocolam pedido de impeachment contra Weintraub no STF

Parlamentares protocolam pedido de impeachment contra Weintraub no STF

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por Revista Consultor Juridíco, Conjur

Um grupo de deputados e senadores protocolou nesta quarta-feira (5) pedido de impeachment contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Supremo Tribunal Federal. 

Os parlamentares dizem que o ministro protagonizou “atos incompatíveis com o decoro, honra e dignidade da função, sobretudo em razão da postura ofensiva e permeada de expressões de baixo calão em redes sociais e audiências realizadas na Câmara dos Deputados”. Para eles, a conduta configura crime de responsabilidade.

O documento é assinado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES), e pelos deputados federais Felipe Rigoni Lopes (PSB-ES), João Henrique de Andrade Lima Campos (PSB-PE) e Tabata Amaral (PDT-SP).

“As autoridades públicas, nos termos do Código de Conduta da Alta Administração Federal, devem ter como baliza padrões de ética, sobretudo com relação à integridade, à moralidade, à clareza de posições e ao decoro, com vistas a motivar o respeito e a confiança do público em geral”, diz o documento.

Os parlamentares também afirmam que Weintraub cometeu crime de responsabilidade ao violar o princípio da eficiência na gestão pública. Como exemplo, citam o fato do ministro ter sido o único a não dar nenhum destino à parte do fundo da “lava jato”.

O acordo para que R$ 1,6 bilhão fossem destinados para a educação foi homologado pelo ministro Alexandre de Moraes em setembro do ano passado. Nesta quarta-feira (4), Alexandre disse querer saber onde está parte do dinheiro do fundo.

O pedido foi protocolado no STF com base no artigo 102 da Constituição, que diz caber ao tribunal julgar ministros de estado “nas infrações comuns e crimes de responsabilidade”.

Clique aqui para ler a petição
Petição 8.680