Parceria visa capacitar pequenos negócios no Pará para o turismo internacional

Foto: Divulgação

Com objetivo de preparar os pequenos negócios para receber os visitantes que participarão da COP30, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA) receberam em reunião nesta terça-feira (9), na sede da instituição, em Belém, a embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy-Thompson. A representante de uma das ilhas mais turísticas do Caribe enfatizou que o país está disposto a compartilhar experiências com o Estado, por meio do projeto Carizonia, que prevê treinamentos sobre hospitalidade, turismo e gestão de negócios.

Parceiro estratégico para incluir os pequenos negócios nas oportunidades abertas, o Sebrae/PA participa das conversas sobre os próximos passos deste projeto, que inclui diversas capacitações para preparar empreendedores locais para receber os turistas estrangeiros durante a COP 30.

“Esse é um projeto que vem de uma missão técnica que nós fizemos a Barbados há alguns meses para entendermos de que forma nós podemos ter relações bilaterais. O Caribe é um mercado muito importante em que, inclusive, pequenos negócios atendidos pelo Sebrae podem exportar os seus produtos para esses países, então queremos começar isso a partir de Barbados. Nós criamos esse conceito de Carizonia para fazer uma integração do Caribe como um todo com a Amazônia”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

A Embaixadora de Barbados, Tonika Sealy-Thompson, enfatizou as oportunidades que a COP pode proporcionar para Belém e para o Pará. “Tudo isso começou com o grande desafio que essa cidade está enfrentando, a grande oportunidade que é a COP30. E a COP30 abre portas para vocês e para nós também, então as grandes ideias têm a ver com a capacitação porque estamos interessados no legado, não só no evento em si. Estamos interessados em saber como esse evento vai trazer possibilidades para o povo deste Estado, essa cidade, e para a infraestrutura também, sobretudo infraestrutura, quando eu falo de capacidade humana. Então, a primeira coisa é o idioma e é nisso que precisamos focar”, disse ela.

Programação

A visita da comitiva começou com a apresentação do setor produtivo do Pará para a embaixadora, que contou com a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Carlos Xavier, e demais diretores do Sebrae. Depois, a comitiva conheceu o case de sucesso Tropical Gin de Jambu, que foi apresentado pelo CEO da empresa, Leandro Daher. Em seguida, o presidente do Sebrae/PA, Rubens Magno, a diretora técnica Domingas Ribeiro, e demais técnicos da entidade, falaram sobre a atuação do Sebrae por meio de ações realizadas nas áreas de economia criativa. Durante o encontro, também foram apresentadas as ações do Governo do Estado para COP 30, onde participaram representantes da Secretaria de Turismo do Estado e integrantes do Sebrae.

Sobre a COP 

A Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995 e reúne líderes de diversos países. A COP tem o objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos entre os países.

Por Agência SEBRAE de Notícias