Home BACANA NEWS Parauapebas intensifica campanha de vacinação

Parauapebas intensifica campanha de vacinação

Parauapebas intensifica campanha  de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Coordenação de Imunização de Parauapebas , informou que os adolescentes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de sua residência para se vacinar contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e a meningite C.

O intuito da ação é melhorar a adesão dessa faixa etária à vacinação, já que as doses estão sempre disponíveis nas UBS, por constarem no Calendário Oficial de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deverão ser vacinadas contra o HPV meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser de 11 a 14 anos.

O Ministério da Saúde avisa que a cobertura vacinal para o HPV entre adolescentes só fica completa com as duas doses, no intervalo de seis meses, e é eficaz para prevenir diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, anal e de pênis – em geral resultantes da infecção pelo HPV, principalmente pelo subtipo 16.

Em relação à vacina contra a meningite C, o esquema vacinal para esse público será de reforço ou dose única, conforme a situação vacinal. Além de proporcionar proteção, a ampliação alcançará o efeito da imunidade de rebanho, ou seja, a proteção indireta das pessoas não vacinadas.