De acordo com informações da Polícia Civil, Petrus William Brandão Freire estava saindo de uma festa em uma das barracas da praia, quando foi surpreendido por pelo menos nove criminosos fortemente armados que estavam divididos em dois veículos. Ele foi atingido com tiros na cabeça, ombros e demais partes do corpo, chegando à 40 tiros.
Natural de Belém (PA), Petrus era de família de classe média alta, estudava direito em uma faculdade da capital cearense. Conhecido por “Playboy”, Petrus não escondia sua vida de luxo no Instagram, onde mostrava passeios de barco, festas e na companhia de mulheres saradas. Ele costumava postar fotos em redes sociais “ostentando” viagens e gastos com produtos de luxo. Era frequentemente visto em baladas e casas de shows de Fortaleza, sempre acompanhado de muitos seguranças.
Além disso, informações dão conta de que o mesmo fazia parte de uma facção criminosa nacional, chamada Família do Norte (FDN).
Um homem suspeito de participação no assassinado foi localizado e acabou sendo preso, após trocar tiros com os policiais militares. O homem foi identificado como Valdenilson de Paulo Sousa, de 18 anos, é um dos nove participantes do assassinato do membro da gangue rival, conforme a Secretaria da Segurança Pública do Ceará. O suspeito foi encaminhado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi ouvido. De acordo com a delegada Anna Victoria, que preside o inquérito policial, Valdenilson confessou participação no homicídio e afirmou que a motivação do crime seria a disputa entre grupos criminosos. Além de Valdenilson, mais dois homens foram detidos e estão sendo investigados.