Pará tem apenas 50% da meta de vacinação contra poliomielite alcançada

Esta terça-feira, 24, é o Dia Mundial do Combate à Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil que é contagiosa aguda.

Causada pelo poliovírus, a doença pode provocar implicações graves no sistema nervoso central, como atrofia e paralisia de membros, especialmente dos inferiores.

O Pará está com 47% da meta de vacinação alcançada contra a Poliomielite. A meta é alcançar 95% de cobertura vacinal nas crianças menores de um ano até o final de 2023. A doença pode provocar paralisia infantil.

Em 2022, o Pará fechou o ano com 66% do público-alvo vacinado e, em 2021, em apenas 57%. No Brasil, a doença é prevenida por meio da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, gerenciadas pelas prefeituras municipais.

A Vacina Inativa de Poliomielite (VIP) é administrada em três doses, sendo a primeira em crianças com 2 meses de idade, a 2ª em crianças com 4 meses e a 3ª dose em crianças com 6 meses.

O reforço da vacina é realizado por meio da Vacina Oral Poliomielite (VOP), em duas doses. A primeira aos 15 meses e a 2ª dose aos 4 anos.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará