A Amazônia e o Pará serão representados no Brazil Conference 2024, realizado na cidade de Boston, nos Estados Unidos, nos próximos dias 6 e 7 de abril (sábado e domingo). O biomédico, artista e empreendedor social Renato Rosas, fundador e presidente da Organização Comunitária de Adesão Social (OCAS) e líder no Pará do G10 Favelas (Bloco de líderes e empreendedores de impacto social das favelas), vai participar do evento.
Ele estará junto com o fundador e presidente do G10, Gilson Rodrigues, para apresentar os projetos que vêm sendo realizados em Belém, no Pará e no Brasil, já com vistas a captar a atenção de investidores para a capital da COP 30. O Brazil Conference é realizado por estudantes, pesquisadores e professores das universidades de Harvard e do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT) com o objetivo de reunir pessoas interessadas em apoiar mudanças positivas em nosso país.
Entre as personalidades confirmadas para essa edição, estão os cantores Ivete Sangalo e Jorge Aragão; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e Luiz Fux; a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lúcia Araújo; Joana Guimarães, primeira mulher negra eleita reitora de uma universidade federal; os apresentadores Regina Casé, Luciano Huck e Dr Dráuzio Varela; a ministra de Povos Indígenas Sônia Guajajara; entre outros.
“As favelas fazem parte da solução e não do problema do Brasil. Quando se trata de buscar alternativas para as melhorias, as favelas precisam, cada vez mais, estarem nesses espaços de discussão para que haja uma construção justa e igualitária”, comenta Gilson Rodrigues, que será palestrante na conferência. Há alguns anos, ele fundou o G10, no bairro de Paraisópolis, São Paulo. A ONG, que representa a aliança das 10 maiores favelas do Brasil, lançou iniciativas como a criação da Fintech G10 Bank e a inovadora “Bolsa de Valores das Favelas”.
Já Renato Rosas, que se aliou ao G10 por meio da OCAS, realiza projetos sociais há anos, tendo iniciado no bairro do Jurunas, em Belém. Ele se dedica ao propósito de usar a arte para transformar vidas com desdobramentos de empreendedorismo de bionegócios com apelo sustentável e socioambiental na Amazônia Paraense. Renato participará, em Boston, da mesa de uma atividade paralela da conferência, realizada pelo MIT, onde apresentará quatro dos projetos desenvolvidos atualmente. São eles:
Foto: divulgação