Pará se destaca no Norte com aumento de 9% nas contratações de jovens aprendizes

Conforme aponta o levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), o Pará registrou um saldo positivo de contratações de jovens aprendizes no acumulado dos onze meses do ano passado (jan-nov/2023).

O saldo de vagas destacou o Estado entre as demais unidades federativas da Região Norte com os melhores resultados do período. De acordo com o Dieese/PA, foram 10.853 contratações formais de jovens aprendizes registradas em todo o Pará.

Isso representa um crescimento de quase 9% em comparação com o mesmo período analisado no ano anterior, quando o Estado contabilizou 9.985 contratações de jovens aprendizes.

A Região Norte alcançou um total de 28.750 contratações, com o Pará respondendo por cerca de 37,7% das oportunidades, seguido do Amazonas, com cerca de 28,6%, e de Rondônia, que deteve cerca de 13,5% das contratações totais.

Os macro setores econômicos de atividades do Pará que mais contrataram foi o de serviços, responsável por 34,1% de todos os registros no Estado com a admissão formal de 3.696 jovens.

Na sequência, aparecem o comércio, com admissão formal de 3.198 jovens, o que corresponde a 29,5% de todos os registros; indústria, com 2.245 contratações, o que representa 20,7% do total.

Foto: Marco Santos – Agência Pará