Papa Francisco volta a ser hospitalizado após dois meses

O papa Francisco, de 86 anos, voltou ao hospital na terça-feira (6) em Roma, na Itália, para ser submetido a exames médicos. Isso ocorre dois meses após ser internado com quadro de bronquite, Questionados, o Vaticano e a unidade de saúde não comentaram o assunto. O pontífice foi a um departamento especializado no tratamento de pacientes idosos, segundo as agências de notícias italianas ANSA e AGI.

Ele chegou ao hospital às 10h40 no horário local (5h40 em Brasília). Francisco, que celebrou dez anos de seu pontificado em março, tem sofrido com uma série de doenças nos últimos anos e costuma usar uma cadeira de rodas ou uma bengala em suas aparições públicas por causa de dores persistentes no joelho.

Em maio, o papa precisou cancelar audiências após apresentar febre. Antes, em março, ele recebeu diagnóstico de bronquite e ficou cinco dias internado. O argentino está no geral mais exposto a doenças respiratórias por ter retirado parte de um dos pulmões quando tinha 20 e poucos anos. Em entrevista à rede Telemundo, exibida há duas semanas, o líder disse que a doença respiratória foi “tratada a tempo”.

“Se tivéssemos esperado mais algumas horas, teria sido mais grave”, afirmou. Ao falar sobre as dores no joelho, Francisco disse estava “muito melhor”. “Já consigo caminhar, o joelho está melhorando. Alguns dias são mais dolorosos, mas isso faz parte do desenvolvimento”, acrescentou.

Foto: Vatica News