‘Oscar’ dos vinhos vai para produção brasileira

O vinho brasileiro passou a assumir posição de destaque no cenário internacional. Os pódios das premiações de maior prestígio do mundo, que cada vez mais contam com rótulos de brasileiros de alta qualidade, são prova disso. A vinícola Ferreira conquistou recentemente uma das honrarias mais cobiçadas do mundo do vinho.

Trata-se da medalha de ouro do prêmio Decanter World Wine Awards (DWWA) de Londres. A vinícola fica localizada na Serra da Mantiqueira, região montanhosa que abrange São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ao todo, 236 especialistas de 57 países avaliaram 18.250 rótulos.

Os vinhos brasileiros faturaram 105 medalhas, sendo duas de ouro, 27 de Prata e 76 de Bronze. Criado pela maior revista de vinhos do mundo, a Decanter, que circula mensalmente em cerca de 90 países, o prêmio Decanter existe há 20 anos.

Já se consolidou como uma espécie de “Oscar dos Vinhos” entre os produtores da bebida. Na premiação desse ano, a vinícola Ferreira conseguiu pela primeira vez a medalha de ouro. 

O rótulo premiado foi vinho tinto seco Piquant Soléil safra 2022, produzido com 100% de uvas Syrah, que levou 95 pontos na rigorosa avaliação dos jurados do Decanter. Na vigésima edição do Decanter, apenas duas vinícolas brasileiras conquistaram a disputada medalha de ouro.

A Ametié, da Serra Gaúcha, e a Ferreira, que foi fundada na Serra da Mantiqueira há 13 anos. Além do ouro com o Piquant Soléil, a vinícola Ferreira também foi contemplada com 3 medalhas de prata e uma de bronze com os rótulos Étoile Montante, SF Trompete, São Bernado e Éclat Léger.

Foto: Vinícola Ferreira