O disparo do Hyundai HB20 na liderança de vendas em maio

A grande surpresa do mercado automotivo na primeira semana de maio é o Hyundai HB20. O hatchback coreano teve um desempenho espetacular nas vendas e disparou na liderança. Segundo o informe na Fenabrave publicado nesta segunda-feira (9), o Hyundai HB20 já abriu 1.117 carros de diferença para a picape Fiat Strada. O Hyundai HB20 já vendeu 3.177 unidades em maio, o que dá uma projeção superior a 12 mil carros no mês, se o ritmo de vendas for mantido.

Para dar uma ideia, a melhor venda do HB20 este ano foi em março com 6.908 unidades. A picape Fiat Strada, que vem liderando o mercado, tem 2.060 emplacamentos. O mercado de automóveis está muito volátil no mundo inteiro, devido à escassez de semicondutores para chips eletrônicos. Assim, as montadoras estão usando táticas diferentes, ora valorizando um carro, ora valorizando outro. 

No caso da Hyundai, o HB20 vem tendo prioridade na produção. Mesmo assim, o SUV Creta também está com produção em alta e já soma 1.803 vendas, o que o coloca em 3º lugar no ranking geral de maio, até o momento. Como a linha de produtos da Hyundai é menor do que a da Fiat, a montadora coreana divide a produção entre três modelos: HB20, HB20S e Creta. 

No caso da Fiat, além da picape Strada, existe também a Toro, o Argo, o Pulse, o Ducato e o Fiorino (carros produzidos no Brasil).

Foto: Hyundai