Novo grupo aéreo é criado com a fusão entre GOL e Avianca

Um acordo para criar uma holding que irá controlar as duas companhias aéreas, foi assinado pela GOL e a Avianca, que anunciaram que vão unir seus negócios. Com o nome de Grupo Abra, a holding será uma empresa de capital fechado e a sede será no Reino Unido.

As empresas pretendem criar um grupo líder em transporte aéreo na América Latina, com o objetivo de ter o menor custo unitário em seus respectivos mercados, os programas de fidelidade líderes em suas regiões e outros negócios sinérgicos. A GOL e Avianca manterão operações independentes, de acordo com o informado em comunicado.

“Avianca e GOL continuarão mantendo independentes suas marcas, equipes e cultura, enquanto se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”. O acordo também visa a participação não controladora nas operações da Viva, que foi recentemente comprada pela Avianca, na Colômbia e no Peru, bem como uma participação minoritária na chilena SKY Airline.

Sujeito às condições habituais de fechamento e regulatórias, o fechamento da transação é esperado para ocorrer no segundo semestre de 2022.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil