Foto: Agência Amazonas
Por Geovane Brito e Érique Figueirêdo, G1 Santarém e TV Tapajós
Com a determinação judicial para prorrogação de lockdown em Santarém, no oeste do Pará, por mais sete dias, a prefeitura vai ampliar regras para não deixar lacunas que possibilitem às pessoas burlar barreiras, além de prever novas medidas mais rígidas para manter o bloqueio total e garantir que a população cumpra o isolamento social e, consequentemente, de consiga frear o avanço do novo coronavírus.
O novo decreto deve ser publicado ainda na tarde desta terça-feira (26). Ao G1, o prefeito Nélio Aguiar (DEM) informou que cumprirá o que determina a Justiça – que é o fechamento de estabelecimentos comerciais e serviços não essenciais – e o novo decreto terá novas estratégias para garantir o bloqueio total no município. “Vamos além disso, vamos reduzir a circulação das pessoas”, disse o prefeito.
Medidas que entrarão em vigor
- Redução do toque com início às 19h, todos os dias da semana;
- Encerramento de atividades, incluindo as essenciais (posto de combustíveis, padarias, supermercados, entre outros) às 18h;
- Funcionamento 24 horas apenas em unidades hospitalares e farmácias;
- Permissão para locomoção no município após toque de recolher somente com justifica;
- Serviço delivery ficará permitido
- Táxi, mototáxi e serviços por aplicativos serão permitidos apenas para transporte de pessoas em atividades permitidas no decreto;
- Espaços públicos serão fechados 24 horas por dia para todas as atividades;
- Fechamento da Rodovia PA-457 com acesso à vila de Alter do Chão – somente moradores terão permissão;
- Rodízio baseado no último dígito do CPF e apresentação de documento com foto;
- Comprovante de atividade trabalhista;
- Fiscalização feita pelos próprios estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços;
- Aplicação de multa por descumprimento.
Para o prefeito Nélio Aguiar, o trabalho de combate ao novo coronavírus não é somente com ações do governo. É necessário que a população se conscientize e cumpra as medidas. “O risco de contaminação, de transmissão, ele não está somente nas ruas do Centro; ele está principalmente na periferia, nos bairros”, disse o prefeito.
O município passou por um pico alarmante nos últimos dias, com casos confirmados e mortes em decorrência da covid-19. As unidades hospitalares ficaram ainda mais sobrecarregadas. “Há a necessidade de frear isso, há a necessidade de fazer isolamento social, e para fazer isso só reduzindo a circulação de pessoas”, ressaltou Nélio.
Determinação Judicial
Conforme o governo municipal, será encaminhado à Justiça o relatório solicitado com as informações sobre ações em Santarém de combate ao novo coronavírus, principalmente em relação as unidades hospitalares.