Um espaço amplo, com laboratório, consultórios, salas de testagem e aconselhamento e vacinação, para receber pessoas vivendo com HIV/ Aids, hepatites virais e outras doenças infecciosas. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entregou o novo Centro de Testagem e Aconselhamento Rayssa Gorbachofh (CTA), na tarde da terça-feira, 18.
O espaço fica na travessa Rui Barbosa, entre a travessa Boa Ventura da Silva e avenida José Malcher, no bairro do Reduto, e já conta com serviço de aconselhamento, diagnóstico e tratamento contra doenças infecciosas. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega e conheceu o novo local que, a partir desta nova instalação, terá os serviços para atendimento em tuberculose e hanseníase, além da educação em saúde.
“O CTA tem um papel muito importante na saúde pública, porque é um centro de testagem e, ao mesmo tempo, recebe com dignidade as pessoas, realiza os testes, já aplica medicamento, então, é um espaço que dá dignidade a quem está em dúvida se contraiu alguma doença infeciosa ou não. Então, ele é parte de toda uma estratégia de saúde integral humana para todas pessoas: homens, mulheres, crianças, idosos, a comunidade LGBTQIA+, as pessoas negras”, comentou o prefeito.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Edmilson Rodrigues recebeu da ONG Arte Pela Vida um diploma que reconhece o trabalho do gestor na implantação de políticas públicas de combate ao HIV/Aids. O espaço já está funcionando e oferece testagem rápida para HIV, Sífilis Hepatites B e C, aconselhamento pré e pós-teste, atendimento clínico geral, tratamento de IST.
A novidade do novo CTA é a sala de imunização, que disponibilizará vacinas contra Hepatite B, Influenza, HPV e covid, para os usuários do centro. O CTA funciona em dois turnos, das 7h às 12h, e das 13h às 18h, na travessa Rui Barbosa, entre a travessa Boa Ventura da Silva e avenida Governador José Malcher, n° 1059.
Por Agência Belém
Foto: Marcos Barbosa/Comus