No Pará, setor de serviços tem retração, mas saldo de 2021 segue positivo

O Pará teve uma redução de 2,9% no volume de serviços em agosto deste ano, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estado teve a quarta maior queda de todo o Brasil no mês, perdendo somente para Roraima (-7,4%), Mato Grosso (-3,6%) e Mato Grosso do Sul (-3,2%). A boa notícia é que entrementes, apesar da queda, o Pará acumula um saldo positivo no ano de 2021 de modo geral, com 16,4% de crescimento desde janeiro.

O número positivo tem deixado muitos trabalhadores do setor de serviços otimistas, especialmente considerando as dificuldades que diversas empresas enfrentaram em 2021. O volume de serviços cresceu 0,5% de julho para agosto, quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015.

Apesar do crescimento, o setor ainda está, por exemplo, 7,1% abaixo do recorde histórico, alcançado em novembro de 2014. Entre os estados brasileiros, Sergipe foi o estado que mais teve alta nos serviços, com 8,3%, seguido do Rio Grande do Sul e de Alagoas, ambos com 4,2%. O avanço em todos o território nacional teve alguns destaques, como o setor de informação e comunicação (1,2%), transportes (1,1%) e serviços prestados às famílias (4,1%).

O único resultado negativo foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,4%), devolvendo parte do ganho de 4,1% alcançado entre maio e julho últimos. Já frente a agosto de 2020, o setor avançou 16,7% no Brasil, a sexta taxa positiva seguida. Houve altas em todas as cinco atividades e em 80,7% dos 166 tipos de serviços investigados.

Foto:  Elza Fiúza/Agência Brasil