O emprego formal continua crescendo no Estado do Pará, segundo novos dados do Ministério do Trabalho, organizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), indicam.
O estudo produzido pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) mostra que, somente no período de janeiro a agosto deste ano, o Estado já acumula um saldo positivo superior a 42 mil postos de trabalhos formais gerados.
Puxado, principalmente, pelo bom desempenho dos municípios do interior. Em todo o Pará, no balanço acumulado deste ano que vai de janeiro a agosto, foram feitas 306.434 admissões, contra 264.081 desligamentos, gerando um saldo positivo de 42.353 postos de trabalhos.
Além disso, o estudo mostra também que, ainda no mesmo período, os municípios do interior foram responsáveis por cerca de 73% de todos os empregos formais gerados no Pará. Ao todo eles somaram 203.283 admissões contra 172.129 desligamentos, gerando saldo positivo de 31.154 postos de trabalhos.
Os setores de serviço e construção civil foram os que mais geraram empregos formais no período, com saldo positivo de 15.565 e 11.979 postos de trabalho, respectivamente.
Foto: Paula Lourinho / Ascom Seop