No Pará, 30 mil empregos devem ser gerados pelos distritos industriais

Para a instalação de mais 4 distritos industriais no Pará nos municípios de Castanhal, Santarém, Breves e São João de Pirabas, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) está desenvolvendo projetos. Todos eles considerando as vocações econômicas dos municípios, as suas localizações estratégicas e os potenciais de desenvolvimento.

A projeção, segundo a companhia, é de que os novos projetos proporcionem, juntos, a geração de 29,4 mil empregos diretos e indiretos. Quanto aos status dos projetos, o DI de Castanhal é o projeto que está mais avançando, indo atualmente para a fase de licenciamento ambiental.

O projeto do Distrito Industrial do Marajó, em Breves, caminha para a conclusão da doação à Codec da área de 202 hectares, para a sua implantação. Os novos distritos se somarão aos DI’s já existentes nos municípios de Belém (em Icoaraci), Ananindeua, Barcarena e Marabá.

Todos eles encontram-se em funcionamento e contam tanto com ações para a atração de novas empresas quanto com serviços de manutenção. O mesmo protocolo de intenções foi assinado pela Codec com a prefeitura de Ipixuna do Pará, na região Nordeste, em janeiro passado.

O município já possui uma área que poderá receber o novo DI. Serão feitos estudos e mapeamento a partir do cronograma do trabalho, que será elaborado por técnicos da prefeitura e da Codec.

Foto: Prefeitura de Parauapebas