No primeiro semestre de 2023 houve crescimento na contratação formal de jovens aprendizes no Pará, segundo um novo estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA).
Entre os meses de janeiro e junho, o Estado registrou a contratação de aproximadamente 6 mil jovens, cerca de 12% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contratados formalmente 5.384 jovens aprendizes.
O estudo aponta ainda que, deste total, cerca de 51,5% (3.110 jovens) eram do sexo masculino, e o restante, cerca de 48,5% (2.920) eram do sexo feminino. Segundo as análises do Dieese, ainda no 1º semestre todos os setores econômicos de atividades no Pará contrataram formalmente jovens aprendizes.
Com destaque para o setor de Serviços, responsável por cerca de 33,1% das contratações, seguido pelo Comércio e a Indústria. O estudo apresentado é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese e o governo do Estado, por meio da Seaster (Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda).
Foto: Sidney Oliveira – Agência Pará