Foto: Reprodução
Com informações do Instituto Acertar
O serviço de delivery é uma prática que está em ascensão no Brasil e que tem seus reflexos na sociedade paraense, principalmente com a entrada forte de empresas como iFood, Uber Eats. Esse fato levou o Instituto Acertar a desenvolver uma pesquisa online para identificar o perfil e os hábitos dos consumidores belenenses em relação ao serviço de delivery, especificamente no que diz respeito a comidas.
A pesquisa foi desenvolvida no período de 16 a 23 de agosto de 2019. Responderam ao questionário 396 internautas de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 16 anos. Os dados utilizados para a elaboração da base da amostra foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no período de outubro a dezembro de 2018, que aponta a estimativa populacional de Belém, em 1.174.000 habitantes, com idade de 16 anos a mais e desse público, 96% faz uso da internet. A pesquisa é do tipo não probabilística.
O estudo revelou que 71,7% dos internautas respondentes da pesquisa têm hábito de consumir comidas de delivery, e são as mulheres quem mais utilizam esse serviço ou quem mais faz pedidos, por meio de aplicativos como iFood e Uber Eats. A maior incidência desse público está entre pessoas da faixa etária que varia de 25 a 34 anos, pertencentes a classe econômica B/C.
Os pedidos em sua maioria são realizados por aplicativos para smartphones, foi o que responderam 54,7% dos respondentes; 43,9% fazem o pedido por celular e 1,4% disse que solicitam pelo site da empresa fornecedora.
Dos consumidores belenenses que utilizam o serviço de delivery 41,3% o fazem pelo menos uma vez por mês; 31,4% utilizam o delivery em momentos especiais, sem frequência certa; 20,2% afirmaram que fazem pedidos pelo menos uma vez por semana e 7,2% fazem de 2 a 3 vezes por semana.
O que leva 56,1% dos internautas respondentes a solicitar delivery está relacionado ao fato de não estarem dispostos a cozinhar, principalmente nos finais de semana; 30,9% por desejar comer algo especial, que não sabem fazer; 8,5% fazem pedidos de delivery em encontros especiais com amigos e familiares. Essas foram as principais razões mencionadas pelos internautas.
Há uma variação significativa de comidas solicitadas, com destaque para as pizzas, sanduiches / lanches, sushi, yakissoba, churrasco / carne de sol, comidas regionais, comida japonesa, massas em geral e comidas vegetarianas.
Também foi solicitado que os consumidores de serviços de delivery indicassem o que mais desagrada quando fazem a solicitação desse serviço e 42,2% responderam que a cobrança da taxa de entrega é elevada, 36,8% disseram que desagrada o fato de demorar para chegar o pedido, 16,1% ficam insatisfeitos com a qualidade do alimento no que diz respeito ao sabor e 4,9% citaram outras razões.