MPPA investiga a prefeitura de Mojuí dos Campos por dar calote em dono de imóvel alugado para secretaria de assistência social

Foi instaurado um procedimento administrativo pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) com a finalidade de apurar o não pagamento de aluguel de imóvel locado pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, para abrigar a Casa dos Conselhos, mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). O contrato foi firmado em 02 de agosto de 2021 e tinha vigência de um ano, ou seja, até 01 de agosto de 2022.

Contudo, segundo a denúncia recebida pelo MP, o proprietário do imóvel não vê a cor do dinheiro do aluguel há mais de um ano.O promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Justiça de Santarém de Direitos Constitucionais e Probidade Administrativa, Diego Belchior Ferreira Santana, determinou a apuração.

Isso, após receber da Procuradoria Geral do Município (PGM), documentos que não confirmam se foi feito ou não o pagamento dos alugueis atrasados ao proprietário.  O promotor destaca que os documentos encaminhados pela PGM não comprovam a efetiva realização de pagamento por se tratar de nota de empenho.

Segundo consta nos autos, os alugueis em atrasos são relativos ao contrato nº 010/2021-FMAS, firmado entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e o senhor Antônio Eduardo Valentim Soares, proprietário do imóvel.

O valor global firmado em contrato é de R$ 7.200,00 com valor mensal de R$ 600,00. À Semtras, o promotor deu prazo de dez dias para que a pasta apresente cópias das comprovações de transferência de pagamento na conta corrente do locador referentes ao período de 02 de agosto de 2021 a o1 de agosto de 2022.

Além de cópias dos comprovantes dos aluguéis relativos ao período de 03 de outubro de 2022 a 15 de fevereiro de 2023. O proprietário do imóvel também foi notificado a informar se tais pagamentos foram efetuados ou estão sendo pagos regularmente.

Foto: Arquivo/Prefeitura